sexta-feira, novembro 22, 2024
spot_img
InícioBrasilSTF Mantém Suspensão de Lei do Mato Grosso que Pune Invasores de...

STF Mantém Suspensão de Lei do Mato Grosso que Pune Invasores de Terras

O Supremo Tribunal Federal (STF) manteve a decisão cautelar do ministro Flávio Dino, suspendendo a Lei 12.430/2024, de Mato Grosso, que estabelecia punições para invasores de propriedades privadas urbanas e rurais no estado. A decisão foi tomada no julgamento virtual encerrado em 11 de outubro, no âmbito da Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 7715, proposta pela Procuradoria-Geral da República (PGR).

A lei, proposta pelo deputado estadual Claudio Ferreira (PL-MT) e sancionada pelo governador Mauro Mendes em fevereiro de 2024, impõe restrições como a perda de benefícios sociais, a impossibilidade de contratar com o poder público e a proibição de posse em cargos públicos a invasores de terras.

A PGR argumentou que a lei invade a competência privativa da União, que é responsável por legislar sobre o direito penal. Segundo o procurador-geral Paulo Gonet, a legislação estadual adiciona sanções para crimes já previstos no Código Penal, como violação de domicílio e esbulho possessório, o que só pode ser tratado em âmbito federal.

Além disso, a PGR destacou que a lei também entra em conflito com a legislação federal sobre licitações, especificamente a Lei 14.133/2021, que já estabelece critérios para impedir a participação de pessoas ou empresas em processos de licitação. Gonet reforçou que os estados, o Distrito Federal e os municípios não têm competência para impor restrições adicionais à contratação com o poder público.

O ministro Flávio Dino justificou sua decisão afirmando que a lei cria um “Direito Penal Estadual”, o que abala as estruturas da Federação e gera insegurança jurídica. Dino alertou para o risco de outros estados replicarem legislações similares, multiplicando normas que interferem na competência da União.

ARTIGOS RELACIONADOS

VEJA TAMBEM

Mudança de Endereço: Fonte do Aprendiz Suspende Atividades Temporariamente em Querência

A Prefeitura de Querência comunicou que as atividades do Fonte do Aprendiz e da Biblioteca Municipal estarão suspensas durante esta semana devido à mudança...

Câmara de Querência Adia Análise de Veto e Aprova Três Indicações em Sessão Ordinária

Na manhã desta segunda-feira, 18 de novembro de 2024, a Câmara Municipal de Querência realizou mais uma sessão ordinária, transmitida ao vivo pelo Facebook....

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais populares

Comentários recentes

plugins premium WordPress