A Polícia Civil de Mato Grosso, por meio da Delegacia Especializada de Defesa do Consumidor (Decon), deflagrou na manhã desta quinta-feira (31) a Operação Cleópatra, desmantelou um esquema de pirâmide financeira que lesou perdas de vítimas em Cuiabá. Foram cumpridos mandados de prisão, busca e apreensão, além de bloqueios de bens nas cidades de Cuiabá, Jaciara, Rondonópolis e Sinop.
Entre os alvos é uma empresária, proprietária da empresa DT Investimentos, apontada como líder do esquema. Ela utilizou as redes sociais para atrair investidores, prometendo lucros diários entre 2% e 6% sobre investimentos iniciais superiores a R$ 100 mil. As vítimas receberam retornos nos primeiros meses, sendo incentivadas a reinvestir. Posteriormente, os pagamentos cessaram, e a empresária deixou de responder às solicitações de devolução dos valores.
Além da empresária, um médico e um ex-policial federal, que atuavam como diretor administrativo e gestor de negócios da empresa, respectivamente, também são investigados. O grupo é acusado de crimes contra a economia popular, relações de consumo, lavagem de dinheiro e associação criminosa.
Durante as buscas, foram descobertos um caminhonete Ford Ranger, diversos documentos e uma caixa com folhas de cheques de altos valores. No aeroporto de Sinop, a empresária foi presa ao desembarcar de uma viagem ao Nordeste. Na residência dela, foram encontradas munições pertencentes ao atual companheiro, que foi autuado em flagrante por posse ilegal de munições.
O delegado Rogério Ferreira, responsável pelo caso, informou que os prejuízos às vítimas já ultrapassaram R$ 2,5 milhões, podendo ser maiores à medida que novas denúncias surjam. A operação recebeu o nome de Cleópatra em referência à principal investigada, que, assim como a rainha do Egito, utilizou sua beleza e habilidade comunicativa para influenciar e atrair pessoas.
A Polícia Civil orienta que os consumidores prejudicados ou que desejem denunciar práticas criminosas contra as relações de consumo entrem em contato com a Decon pelo telefone (65) 3613-8923 ou pelo e-mail decon@pjc.mt.gov.br